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Construção de estratégia de marca do zero

estrategia de marca
Quando se trata de ter uma estratégia de marca, não basta simplesmente ter alguns pontos do que você deseja fazer. As marcas de hoje precisam de um entendimento completo de por que escolhem certas estratégias e um esboço detalhado de quais serão suas estratégias.Por quê?Porque quanto mais detalhado você estiver em sua estratégia de branding, mais fácil será ter sucesso quando você executar essas estratégias.

Aqui estão três pilares que toda marca precisa definir:

  • Qual é o objetivo da sua marca?
  • Quem são seus clientes?
  • Como sua marca define o sucesso a longo prazo?
Conhecer as respostas para cada pergunta ajudará a determinar quais devem ser seus objetivos, como você deve abordar seus clientes e como avaliará seu sucesso ao atingir suas metas.

Mensagens criativas

mensagens criativasA parte mais importante em uma estratégia de branding é realmente saber se comunicar com as pessoas certas, não basta ter conteúdo no site e nas redes sociais, saber quem são os seus clientes e o que eles querem ouvir é essencial.

O que é uma estratégia de marca?

Uma estratégia de marca pode ser difícil de definir, mas engloba:
  • O que sua marca representa.
  • O que a sua marca promete para os clientes.
  • Que personalidade sua marca transmite através de seu marketing.
Como você pode ver, muitas dessas coisas são intangíveis. Como você mede o quão bem sucedido você é em transmitir uma certa personalidade? Como você mede se você representou com sucesso o que sua marca representa ou se poderia estar fazendo melhor?
A principal métrica para uma estratégia de marca de sucesso é o sentimento da marca. Erico Rocha
O design da experiência é uma parte diferente do seu cérebro do que o dimensionamento de sua experiência. É um conjunto de habilidades diferente. A experiência de dimensionamento é um problema altamente analítico, orientado para operações e orientado para a tecnologia. O design da experiência é uma experiência humana, empática e baseada na intuição, de ponta a ponta.Parece quase trivial, mas em uma empresa maior, esses dois conjuntos de habilidades diferentes seriam tratados por duas equipes totalmente diferentes que provavelmente não se misturam com frequência, quanto mais concordam em tudo. É assim que você gasta tempo, dinheiro e energia. Em uma pequena inicialização, você pode estar perdendo um ângulo “criativo” por completo.Isso faz sentido para você? Alguns veem o branding como algo emocional fofo e sensível. Mas essa é uma maneira superficial de descrevê-lo. A personalidade é fundamental para a existência da sua marca! Também alimenta a cultura de toda a sua equipe. Vamos mergulhar neste conjunto de habilidades.Desenvolvimento da intuiçãoEstratégia de marca definitivamente envolve o lado da intuição de sua mente. Mas você também pode usar dados para orientar sua direção. Uma maneira de entender se sua marca está no caminho certo em sua estratégia de branding é pensar na estratégia de sua marca como uma história que você está contando.Criando a mensagem certaPara ter sucesso em motivar os consumidores, você precisa criar o tipo de mensagem que transmite emoção e ação.Porque nós fazemos isso? Porque uma história bem contada é inesquecível e se traduz em pessoas que se importam com a sua marca, o que inspira lealdade e ajuda na lembrança. Estas são coisas que nenhuma quantidade de tecnologia ou mídia pode ou vai fazer.Tecnologia e mídia meramente amplificam esses sentimentos. Se você não tem esse nível de profundidade em sua história, será apenas mais uma que será facilmente esquecida.

Defina sua marca e seu objetivo

perguntas frequentesO objetivo da sua marca é simplesmente o seu propósito. Saber por que sua marca existe, qual o propósito que ela tem no mundo e o que ela representa é o que a define desde o início.Quando você quiser definir sua marca, precisará fazer algumas perguntas:
  • Qual problema minha marca resolve?
  • Quem é meu cliente ideal?
  • Quem é meu concorrente?
  • O que minha marca faz meus clientes sentirem?
  • Por que meus clientes confiam em mim?
  • Qual é a história por trás da criação da minha marca?
  • Se minha marca fosse uma pessoa, como seria sua personalidade?
Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a escolher itens como cores e fonte do logotipo, seu lema ou slogan e outros elementos de marketing para comunicar a história geral da sua marca.Vamos ver um exemplo e colocar isso em ação.Digamos que você tenha determinado que os clientes ideais da sua marca são mulheres jovens se preparando para se casar. Sua competição inclui companhias de noiva de alta qualidade com aparência muito elegante, mas você está se apresentando como mais jovem.Você é confiável porque não adora a realidade de casamentos caros. Em vez disso, você ajuda as noivas a terem um dia especial sem se endividarem. Você tem a sua história de por que você criou esta marca, e se sua marca fosse uma pessoa, ela seria uma noiva jovem e prática que quer um dia lindo, mas tem uma preocupação financeira.Com tudo isso em mente e sabendo que você está alvejando noivas mais jovens, você pode ficar longe de cores do logotipo elegante e maduro. Vá com cores frescas e modernas que são femininas e bonitas. É assim que você traduz sua história de marca em seu marketing.Se você é uma startup – ou mesmo uma marca estabelecida que pode ter perdido a marca em um produto ou serviço – esteja pronto para revisar e atualizar sua história, várias vezes, se necessário, até obter a resposta desejada. Acertar a sua mensagem de resposta à marca vai render dividendos, muito mais do que acertar o seu timing ou posicionamentos.

Pesquisa de mercado alvo

Depois de entender sua estratégia de marca, você pode estar pronto para executar seu marketing. Mas antes de começar, há outro passo importante que você precisa fazer primeiro: direcionar a pesquisa de mercado.Pesquisando seu mercado – e entendendo quem realmente é seu público e o que vai atraí-lo emocionalmente – é uma grande parte da execução correta de sua estratégia de marca. Há algumas coisas que você precisará fazer em sua pesquisa de mercado alvo, incluindo a criação de uma persona do cliente.Uma persona do cliente é uma descrição detalhada do comprador ideal que não seria capaz de resistir a comprar seu produto ou serviço. Essa persona ajuda você a entender que tipo de pessoa você está direcionando com seu marketing. Você não pode ter um impacto emocional se não souber com quem está tentando se conectar.Algumas perguntas a serem feitas ao criar sua persona do cliente incluem: acerte o seu publico alvo
  • Quais dados demográficos essa pessoa se enquadra?
  • Eles são casados com filhos, qual é a idade deles, qual é o gênero deles, quantos anos têm, etc.?
  • Qual é o seu histórico educacional?
  • Em qual carreira eles estão? Eles estão tentando obter o topo da escada corporativa, ou eles estão interessados em ser um pequeno empresário?
  • Qual é o trabalho atual deles e em qual indústria?
  • Como é o dia típico deles?
  • Quais habilidades eles precisam para ter sucesso em um dia típico?
  • Quais são seus maiores desafios diários?
  • Como eles definem o sucesso?
  • De onde eles tiram suas notícias e informações?
  • Onde eles preferem comprar?
  • Qual foi a sua compra mais recente?
Entenda a jornada do consumidorA próxima coisa a entender sobre o seu cliente ideal é onde eles estão na jornada do consumidor. A jornada do consumidor é um mapa que mostra como um consumidor está se conectando com sua marca a qualquer momento. Pode variar de “não conectado” a “defensor da marca fiel e cliente fiel”.Ao longo do caminho, há pontos como “interessado em seu produto” ou “interagindo com você nas redes sociais” ou “comprador de primeira viagem”. Entender a jornada do consumidor em relação à sua empresa ajudará você a criar um roteiro para levar os consumidores junto com o objetivo final.Por exemplo, se você descobrir que muitos de seus consumidores estão abandonando o mapa da jornada após a primeira compra e nunca retornando à sua loja, talvez seja necessário criar um programa de recompensas por fidelidade.Onde está o seu público?Finalmente, outra coisa muito importante em sua pesquisa de mercado é saber onde seu público está, tanto fisicamente quanto no mundo digital.Você precisa saber onde seu público-alvo provavelmente se conectará com você. Você está segmentando compradores on-line que visitam principalmente o Instagram ou estão segmentando pessoas que desejam ou precisam da experiência de fazer compras na loja?Você também precisa saber onde seu público está fisicamente, pois isso pode fornecer informações sobre os principais valores de seus clientes. Se o seu público-alvo é formado por pessoas que moram em grandes cidades, a forma como você comercializa seus produtos será diferente do que se seu público for principalmente de cidades do interior.Saber tudo isso é tão importante porque ajuda a manter a eficiência de custos em seus esforços de marketing. Não vale a pena pescar na lagoa quando todos os peixes estão no lago.Aqui estão os tipos de pesquisa que você deve incluir durante este processo:
  • Grupos de foco.
  • Pesquisas e questionários.
  • Síntese de dados.
Invista nas diretrizes da marca criativaDepois de entender sua marca e seu público em um nível muito profundo, é hora de pensar em como você transmitirá sua mensagem. É aqui que você começa a ser criativo com coisas como o design do logotipo, as fontes que você usa em seu site, as cores que você escolhe para representar sua marca, o tom geral de seus anúncios, as imagens que você usa e assim por diante.Esses elementos são muito importantes para criar uma marca reconhecível a longo prazo. Quando as pessoas se conectam à sua marca, elas não estão mais considerando seus valores porque as conhecem. Agora, eles estão apenas reconhecendo as cores, o logotipo e a fonte da sua marca e adicionando você instantaneamente à cesta. Então você precisa garantir que esses elementos sejam escolhidos com cuidado e que eles realmente se relacionem com a sua mensagem.As marcas evoluem com o tempo, mas é importante definir as diretrizes do criativo antes da execução de marketing. Isso permite que você garanta que, mesmo no futuro, sua marca corresponderá à sua história.Analise competitivaOutra coisa que as marcas precisam pesquisar antes de executar a estratégia de marketing é a concorrência.A análise competitiva é extremamente importante porque ajuda você a entender o que especificamente o diferencia da concorrência, e isso é algo que você vai querer focar em sua mensagem de marketing.Se você tentar executar seu marketing primeiro, você pode acabar dizendo a mesma coisa que qualquer outra empresa, o que não inspira o cliente a comprar de você.Perguntas a serem feitas antes do lançamento ou execuçãoEssas são sete perguntas que todo profissional de marketing deve se perguntar sobre sua marca antes da execução:
  1. O que torna nossa marca diferente? Você deve entender o que o torna único, para que você possa destacar por que os clientes devem escolher você acima da concorrência.
  2. A nossa marca é um estilo de vida? Você precisa entender como sua marca se encaixa na vida de seus clientes. Entender como sua marca é um “estilo de vida” ajudará você a conquistar clientes em partes específicas da jornada do consumidor.
  3. Por que nossa marca existe? Você deve ser capaz de resumir tudo sobre sua marca a um único propósito ou problema a ser resolvido, a fim de focar seu marketing.
  4. Com quem estamos falando? Você precisa saber a quem sua mensagem é para saber como se conectar emocionalmente com ela.
  5. Como conversamos com eles? A próxima coisa que você precisa saber é como sua marca se comunica. Isso inclui tudo, desde como você usa as mídias sociais até o tom das suas mensagens de marketing. Esta é a expressão externa da finalidade da sua marca e dará aos clientes a primeira impressão de quem você é.
  6. Onde o nosso tempo e dinheiro estão melhor investidos? Você precisa saber quais canais de marketing são os melhores para você, com base em onde seu público está e como eles preferem se conectar com você.
  7. Qual é a nossa história de marca? Finalmente, lembre-se que a história é tudo em marketing. Você deve ser capaz de contar uma história do começo ao fim que mostre como a sua marca muda alguma coisa para o consumidor ao longo do caminho.
Por que algumas marcas falham onde as empresas falhamAs cinco principais razões pelas quais algumas marcas frequentemente falham em sua estratégia de marca são:
  1. Falta de visão a longo prazo.
  2. Não solidificando a identidade e a mensagem da marca.
  3. Criativo inconsistente.
  4. Não entendendo seu cliente ideal.
  5. Ajuste de produto para mercado que agora está desatualizado ou nunca atingiu a marca.
A marca tem a ver com focar sua visão em uma experiência.Um problema que vejo com frequência é quando as corporações forçam o uso de fluxos de trabalho de gerenciamento projetados para procedimentos analíticos no trabalho criativo. O trabalho criativo deve ser construído a partir de “estruturas de estratégia”, o que requer um processo completamente diferente.Resumo

Os tópicos mais importantes sobre a estratégia da marca em 2018 são:

  • Você precisa pesquisar e entender seu cliente.
  • Você deve saber o que a sua marca representa e qual é a história da sua marca.
  • Você deve construir suas técnicas de marketing a partir das duas primeiras coisas antes de começar a executar campanhas de marketing.
É tão fácil e complexo. Aproveite o tempo para fazer isso desde o início, e você terá uma estratégia de marketing muito mais bem-sucedida.